terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Meu jeito torto de ser mãe




Sabe;eu não escolhi ser mãe... Não conscientemente.Mas foi conscientemente que escolhi que meus filhos nascessem.

A vida me presenteou com dois filhos... um aos 18 quando eu achava já ter entendido a vida e outro, quando achei que já sabia tudo, aos 34. ...e olha que tive tempo pra aprender.De cara ,com o nascimento do Caue a vida cobrou de mim uma maternidade ativa,consciente,e integral;maternidade esta que se não fosse minha mãe eu não teria exercido (e não exerci 100%)..ja hoje,com a pequena Lorena essa integralidade veio com tudo;24 horas por dia.
Eu ouvia falar de amor incondicional mas não poderia imaginar o que é amar uma pessoa (duas) para além de minhas condições.
Descobri que incondicional é amar na exaustão. No encontro com meus medos e minha frustrações. Incondicional é amar na falta. Na dor. Amar o espelho. É dizer "filha de quem é o papai?" e ouvir "é meu mamãe;não é seu não"... É se trancar pra chorar porque acha que não tá dando conta e sua filha te fazer um carinho e trazer sua chupeta como consolo. Amor Incondicional é ensinar ao seu filho como se acalmar... ainda que você não tenha aprendido (ainda). É dar uma paz que nem você tem. É buscar força aonde não se sabe bem. É sempre dar um colo, ainda que ele te falte (ainda).Amar incondicionalmente é dividir seu bebe de 18 anos com a namorada de 14...e perder terreno.É entender mesmo não concordando que cada fase tem suas lutas e eu vou precisar estar ao lado dele. Ser mãe me ensinou tanta coisa.Me ensinou a esquecer de mim;por eles.A voltar pra casa, a cuidar da casa, logo eu que achava cuidar do lar tarefa menor...Ser mãe me colocou depois..depois de tudo que é primeiro deles... Ao ser mãe eu entendi tanto a minha mãe... Principalmente suas falhas, suas lacunas, seus silêncios e ataques. Eu dizia que minha mãe tinha "uma louca" dentro de si quando eu e minha irmã levávamos ela a loucura. Hoje reconheço essa mesma "louca" em mim... Sim... porque você também tende a repetir a sua mãe, Justo naquilo que você sempre criticou.
Descubro a todo momento quanta mudança de quem sou e como o tempo corre depressa!
Só peço a Deus sabedoria...pra a cada degrau eu saiba como agir...e que amor não me falte.


LilianMirela - 11 de maio de 2015

Nenhum comentário: